Publicado em 19 de junho de 2026 por Suporte Agencia
STF CONFIRMA ENTENDIMENTO DE QUE SHOPPING CENTERS DEVEM OFERECER ESPAÇO ADEQUADO PARA AMAMENTAÇÃO
O STF (Supremo Tribunal Federal) manteve a decisão do TST (Tribunal Superior do Trabalho) que obriga shopping centers a disponibilizarem local apropriado para que trabalhadoras possam deixar seus filhos durante o período de amamentação.
A decisão foi unânime e reforça direitos fundamentais previstos na Constituição, como: proteção à maternidade; proteção à infância; saúde da mulher trabalhadora e dignidade no ambiente de trabalho.
O entendimento firmado reconhece que a responsabilidade em relação ao fornecimento de local para a mulher realizar a amamentação, não é apenas dos lojistas individualmente, mas também do próprio shopping center, que administra e organiza o espaço coletivo onde milhares de mulheres trabalham diariamente.
Na prática, o STF confirmou a decisão que apontava que havendo pelo menos 30 empregadas, com mais de 16 anos, o empreendimento deve garantir estrutura adequada para acolhimento das crianças durante a fase de amamentação.
A decisão é vista não apenas como um marco jurídico histórico, mas também como uma vitória em relação a dignidade e a valorização das mulheres no mercado de trabalho.
Portanto, é necessário entender que a nova decisão do STF quanto ao tema, consolida uma interpretação mais ampla e atualizada da legislação trabalhista, reiterando ainda mais o foco em proteger a maternidade acompanhando a realidade das relações de trabalho contemporâneas.
Importante destacar a necessidades das empresas em observar as alterações, tendo em vista que a falta de cumprimento as mudanças poderão acarretar passivos e sanções.
Victor Hugo Brait – Advogado no Barroso Advogados Associados
Quer saber mais sobre o assunto? Ou tirar suas dúvidas com um especialista? Entre em contato conosco e agende uma reunião.
